Instituto Pensar - As dez mulheres mais procuradas no Google em 2020

As dez mulheres mais procuradas no Google em 2020

por: Renata Noiar 


A lista dos dez nomes de mulheres mais procurados no Google em 2020 deixa claro que as questões de gênero tem despertado atenção do publico. ? Reprodução/ Instagram

Em reportagem o portal Universa fez uma lista dos dos dez nomes de mulheres que mais cresceram em buscas no Google em 2020. Pelo menos cinco têm alguma relação com questões de gênero. A lista consegue traçar um panorama do interesse pelas questões de gênero no país.

Além de Dani Calabresa, que ocupa o primeiro lugar depois de ser apontada em reportagem da Revista Piauí como a principal vítima de assédio do ex-chefe do humor da Globo Marcius Melhem, lista tem Mari Ferrer, influenciadora vítima de estupro, humilhada depois de levar o caso à Justiça; Manu Gavassi, que chegou à final do BBB 20 com discurso pela união das mulheres; e Kamala Harris, eleita primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos.

Paula Bellizia, vice-presidente de Marketing do Google para América Latina, conta que a busca pelo termo "feminismo? está estável desde 2016, quando atingiu o pico, mas que, neste ano, cresceram muito as buscas por termos relacionados, como "assédio?, por conta de Dani Calabresa, e "sororidade?, que bateu recorde por conta de Manu Gavassi, que abordou o assunto no Big Brother Brasil.

"É interessante notar como algumas personalidades impactaram as buscas por trazer à luz temas relevantes para o debate de igualdade de gênero. No caso da Manu Gavassi, por exemplo, fica claro o tamanho do impacto de uma única mulher ao trazer o tema para debate e, também, que que as pessoas têm procurado se aprofundar no assunto?.

nome pelo qual o ator Elliot Page era conhecido antes de anunciar que é um homem trans, há menos de um mês, ocupava o terceiro lugar no ranking. Como o protagonista de "Juno? (2007) e "The Umbrella Academy? (2019) não se identifica mais como uma mulher, retiramos seu nome da lista.

Confira lista completa:

1º Lugar:  Dani Calabresa ? "Nunca quis ser vista como uma mulher assediada. Mas, para recuperar minha saúde, precisei me defender?, escreveu a humorista, contratada da Globo, depois que vieram à tona denúncias de que o chefe e colega de emissora Marcius Melhem a teria assediado diversas vezes desde 2017. Ao menos 12 mulheres relataram assédios de Marcius Melhem.

2º Nicette Bruno ? A atriz de 87 anos está internada com Covid-19 em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Segundo o boletim médicos mais recente informa piora no estado de saúde da atriz que está sob ?cuidados intensivos?.

3º Manu Gavassi ? Fada sensata ? assim a atriz e cantora de 26 anos foi chamada pelos fãs durante toda a edição deste ano do Big Brother Brasil, reality em que foi finalista e terminou em terceiro lugar. Manu Gavassi abordou temas caros para as mulheres como traição e sororidade. Ela se uniu às outras mulheres para enfrentar as estratégias bem machistas de alguns brothers e, em outro momento, criticou filmes de princesas da Disney, dizendo que essas produções criam uma "imagem deturpada do amor?.

4º Mari Ferrer ? Mariana Ferreira Borges, conhecida como Mari Ferrer, trabalhava como blogueira quando, em 2018, participou de um evento no luxuoso Café de la Musique, em Flonianópolis, e no dia seguinte registrou boletim de ocorrência relatando ter sido drogada e estuprada no local.

5º Manuela D?Ávila ? "Passei oito anos sendo chamada de musa em Brasília?, não tinha espaço para falar de trabalho?, diz Manuela d?Ávila, que, pelo PCdoB, já foi vereadora em Porto Alegre, deputada estadual, deputada federal e candidata à vice-presidente nas eleições de 2018, dividindo chapa com Fernando Haddad (PT). Neste ano, concorreu à prefeitura de Porto Alegre, foi ao segundo turno e perdeu, mas com votação expressiva: 45% dos eleitores a seu favor.

6º Mayra Cardi ? Ex-BBB e "analista comportamental?, conhecida por ajudar outras famosas a perder peso, viu seu nome nas manchetes depois de levar à público o fim de seu relacionamento com o ator Arthur Aguiar, em junho. Na época, ela afirmou que tinha um relacionamento tóxico e que sofreu abuso psicológico do ex-marido, que também acusou de traí-la repetidas vezes.

7º Bianca Andrade ? Apesar de ter sido a primeira mulher eliminada do BBB deste ano, Bianca Andrade ? ou Boca Rosa, como é conhecida na internet ? ficou na memória dos fãs do programa. Ela se envolveu em brigas e foi punida pela produção, mas um dos episódios mais marcantes ocorreu quando, durante uma festa, o participante Petrix pegou e chacoalhou os seis de Bianca, enquanto ela estava visivelmente bêbada. Fãs acusaram o homem de assédio sexual e pediram sua expulsão, mas a Globo concluiu que não havia elementos para puni-lo.

8º Ana Paula Arósio ? A atriz, parte do primeiro escalão da Globo nos anos 1990 e 2000, desapareceu da TV (e da internet) depois de gravar a série "Na Forma da Lei? (2010) e passou a última década completamente distante do público ? até agosto, quando fez uma aparição inesperada em um comercial. A peça publicitária, inclusive, faz piada com seu sumiço.

9º Raíssa Barbosa ? A modelo, vice-Miss Bumbum e esteve na Fazendeira no reality da Record virou queridinha do público e era uma das principais apostas para chegar à final do programa. Raíssa Barbosa deixou sua cidade natal no Acre há uma década em busca de uma vida melhor em São Paulo, tem um filho de 11 anos.

10º Kamala Harris ? A vitória do democrata Joe Biden na corrida pela presidência dos Estados Unidos é, também, uma vitória das mulheres. Afinal, o resultado torna Kamala Harris, de 56 anos, a primeira mulher vice-presidente do país. Ela também é a primeira pessoa negra a ocupar o cargo. Em seu primeiro discurso após o anúncio da vitória, Kamala fez questão de destacar esse ineditismo: "Serei a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, mas não a última?.

Com informações do Universa/ UOL



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: